4 de dez de 2011

Resenha: Jogos Vorazes

Num futuro ainda desconhecido para nós, há um mundo transformado pelas guerras e catástrofes naturais, onde hoje é a America do norte agora existe Panem, o ultimo pedaço da terra habitável, um pais governado pelo Capitol. Panem foi dividida inicialmente em 13 distrito e a capital. Cada Distrito tornou-se responsável pela produção de algum bem que, em conjunto, fez com que Panem se tornasse auto-sustentável. O problema é que o resultado da produção de cada Distrito não foi divido igualmente, fazendo com que milhares de pessoas passassem fome, além de serem explorados e humilhados pela Capital. Fartos de tudo isso os distritos se rebelarem contra a capital. Mas a Capital ganhou e para mostrar sua grandeza destruiu o distrito treze e como punição aos dozes que sobraram criou os Jogos Vorazes.
Todos os anos é feita a colheita nos doze distritos, onde cada um tem que sortear como tributo dois jovens entre 12 e 18 anos, que iram lutar por sua vidas nos Jogos Vorezes (um especie de big brother da matança) que é televisionado para toda Panem. As pessoas torcem pelos competidores, apoiam, patrocinam… tudo dependendo de como você sobrevive dia após dia. Lutar até a morte. Só um pode sobreviver.

Tirando as crianças dos nossos distritos, forçando-os a matar um ao outro enquanto eles assistem – essa é a hora do Capitol de nos lembrar como estamos totalmente a mercê deles. Quão pequena chance nos teríamos de sobreviver a outra rebelião.
Quaisquer palavras que usem, a real mensagem é clara. “Olhe como nós tomamos suas crianças e as sacrificamos e não há nada que vocês possam fazer. Se você levantarem um dedo, destruiremos cada um de vocês. Assim como fizemos no Distrito Treze.” 

 Katniss mora no distrito doze onde morrer de fome é um coisa natural, ela e seu amigo Gale quebram as regras ao caçarem fora dos territórios para poder alimentar sua família e, só assim, garantir a sobrevivência deles. Durante a conheita sua irmã Prim é escolhida como tributo e Katniss se voluntaria para ir em seu lugar. Junto com ela é escolhido Peeta , que é apaixonado por ela desde sempre.
Caso vença, Katniss terá fama e fortuna e poderá cuidar de sua família. Mas para garantir a competição, precisa mais do que habilidades de caça.
Peeta estará lá para provar isso.

Peeta Mellark!
Oh, não, eu penso. Não ele. Porque eu reconheço esse nome, embora eu nunca tenha falado diretamente com o dono. Peeta Mellark.
Não, as chances não estavam ao meu favor hoje. Eu o assisti enquanto ele fazia seu caminho em direção ao pódio. Altura média, sólida estrutura, cabelos loiros cinza que caem em ondas sobre sua testa. O choque do momento está registrado no seu rosto, você pode ver que ele luta para se manter sem emoções, mas seus olhos azuis mostram o alarme que eu vejo tão freqüentemente nas caças. Ainda ele sobe firmemente o pódio e toma seu lugar.

 Acostumada a se virar para sobreviver, Katniss vai para os jogos vorazes sem esperança de sobreviver, mas promete lutar por sua irmã, que é tudo que ela mais ama na vida.
Mas o que mais impressiona nesta historia é a tirania da Capital e a batalha dos personagens para sobreviver, a violência é realmente constante,mas as surpresas e sentimentos são melhores ainda.
Jogos vorazes é um livro único diferente de todos que eu já li. Eu sinceramente gosto mais de livro que tem mais romance, mas mesmo assim eu amei.
Como você quer a morte de alguém que gosta? Fazer ou não amizades na arena dos jogos sabendo que você poderia ver aquela pessoa morrer? Como não perceber que aquilo ali não é a coisa certa a se fazer?
Até onde voce iria para vencer os Jogos vorazes?



Terminei ontem de ler a serie jogos vorazes e estou louca para assistir o filme, que promete ser dos bons(eu acho que o filme vai decepcionar um pouco, como todas as adaptações de livro para o cinema fazem, querendo ou não é sempre assim, uns mudam um pouco, outro mudam tudo e quando agente vai ver só o titulo é o mesmo, mas é esperar para ver).



Josh Hutcherson (Peeta), Liam Hemsworth (Gale), Lenny Kravitz (Cinna), Woody Harrelson (Haymitch), Stanley Tucci (Ceasar Flickerman), Wes Bentley (Seneca Crane) e Elizabeth Banks (Effie) , entre outros, também estão no elenco. Jogos Vorazes estreia em 23 de março nos EUA e no Brasil.


0 comentários:

Postar um comentário

 
©Suzanne Woolcott sw3740 Tema diseñado por: compartidisimo